No cumprimento de Seu propósito, Deus sempre contou com homens e mulheres que se dispuseram a serem usados por Ele, no entanto, para isso, sempre foi necessário o critério da escolha e do chamado de Deus.
Um dos grandes privilégios do relacionamento entre Deus e o homem é sem dúvida o fato de ser chamado por Deus para a execução de um trabalho em prol do Seu Reino. Porém, existem condições para que esse ofício seja realizado de forma plena e perfeita, e além de ter a convicção da chamada, o que a recebe de Deus deve saber de fato que significa ser chamado por Deus.
Quando se fala em chamada, também se pensa em vocação, devido o fato de ambos se parecerem ao ponto até mesmo de se confundirem em seus significados, mas afinal, Chamada e Vocação, existe diferença ou não, se existe quais seriam?
Para responder essa questão passemos a analisar o significado dessas palavras, e assim poderemos iniciar uma explicação à luz da Palavra de Deus.
Vocação – Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Português, Vocação é o ato de chamar...; Tendência ou inclinação para um estado, uma profissão etc...; Apelo ao sacerdócio ou à vida religiosa...; aptidão natural; talento; um médico de vocação.
Chamada – Segundo o Dicionário bíblico Vine (CPAD, 2002), o verbo chamar pode ter várias conotações, tais como: Kaleõ – chamar alguém, convidar, convocar; fazendo referência ao convite às pessoas a participarem das bênçãos da redenção (Rm 8.30; eiskaleõ – literalmente chamar para dentro...; metakaleõ – formando meta, implicando mudança..., chamar de um lugar para outro, convocar...; proskaleõ – formado de pros, “para”,... chamada divina em confiar aos homens a pregação do Evangelho ((At 13.2; 16.10).
Com essas definições resumidas já é possível ter uma idéia acerca do assunto, podendo notar que realmente há muitas semelhanças entre os significados da palavra, e que, deixando-as assim a compreensão do tema fica limitado, ou seja, quando alguém falar de vocação dentro desta perspectiva atribuirá à chamada, bem como quando falar de chamada atribuirá à vocação.
Após analisarmos o significado das palavras é indispensável que se analise à luz da Palavra de Deus, pois é dentro dessa realidade (chamada divina) que estamos abordando o assunto.
Observe que Vocação, além de significar em parte o ato de chamar, aponta também para a realidade de tendência, inclinação e talento, sendo assim, analisando dentro da realidade de vida é possível dizer que esta palavra aponta mais para este último significado, dentro do que estamos estudando. Por exemplo, há pessoas que têm vocação para advogados, médicos, e até mesmo no campo da oratória, mas isso não significa que são chamadas por Deus.
Deve-se observar que é verdade o fato de Deus chamar pessoas vocacionadas, e que partindo da vocação serão usadas pelo Espírito de Deus para resultar em benefício para o Reino e a glória de Deus.
A Vocação é um bem que Deus concede à pessoa e que a mesma possui a inclinação para tal, podendo escolher usá-la para o fim que desejar, sendo que Deus em um tempo cobrará essa dádiva.
Ainda sobre a Vocação, a pessoa pode dar indícios já na infância, por exemplo, uma criança pode dizer que deseja ser usada por Deus na Palavra, isso é fruto, provavelmente de uma vocação, aí vai depender dos pais e de quem as cerca para trabalhar nesse sentido, para que então isso possa se tronar uma realidade.
Tendo visto que Vocação é mais uma questão de tendência, talento e inclinação, passemos a analisar à luz da Bíblia o Chamado de alguém.
Se Vocação é pender para um lado, conforme visto acima, Chamado à luz do que expomos no início desse texto é o momento em que Deus chama a pessoa para se desprender a fim de que possa cumprir aquilo que o Senhor deseja.
Explicando de forma mais detalhada, quando analisamos cada explicação que está exposta acima sobre o significado da palavra Chamar, encontramos então o fato de Deus chamar pessoas de um estado atual para um novo estado, e que isso requer da pessoa algumas atitudes, tais como: disposição, desprendimento, coragem, decisão, etc.
Podemos citar um exemplo bíblico dessa realidade, o profeta Isaías, que até o capítulo 6 de seu livro está registrado um tempo em que ele cumpria seu ofício profético, mas que precisou receber de Deus uma chamada específica. Alguns detalhes são necessários serem abordados aqui, vejamos:
- Se Isaías era chamado e vocacionado, por que precisou receber uma nova chamada?
- Por que sabendo que Isaías já profetizava, Deus ainda precisava de alguém para enviar?
- Se Deus precisava de mais profetas chamados, além de Isaías, seria desnecessário chamá-lo, se ele já estava dentro do que Deus desejava!
Além dessas, outras perguntas poderiam ser elaboradas na intenção de entendermos que, o chamado de Deus a Isaías deixa claro que até aquele momento, o profeta, embora usado por Deus, era apenas vocacionado, mas ainda não chamado, pois para que isso ocorresse, ele precisou se desprender de algumas coisas que o impediam de cumprir integralmente o propósito de Deus.
Com isso encerro esse texto dizendo que é possível, a meu ver alguém cumprir um propósito de Deus apenas como vocacionado e não chamado, pois quando Deus chama alguém é para se desprender de tudo e assim usar sua Vocação de forma plena para o Reino de Deus.
Pense comigo e poste sua opinião na opção comentários.
samueltorralbo
Há 11 anos