Deus é Fiel

"Façamos da oração ensinada por Jesus,
não somente a do Pai nosso,
mas também a do Pão nosso,
a fim de que todos nossos
semelhantes possam ser
saciados".

Passado Presente e Futuro: Fases da Visa Cristã

“Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram de Sião, éramos como os que estão sonhando. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cânticos. Então se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor por eles. Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres. Faze regressar os nossos cativos,Senhor, como as correntes no sul. Os que semeiam em lágrimas, com cânticos de júbilo segarão. Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos”. (Salmos 126)

          A vida cristã é sem dúvida uma caminhada fascinante, devido sua importância e também as experiências que são proporcionadas pela vida com Cristo, estas experiências ocorrem dentro dos seguimentos humanos, tais como relacionamento e sentimentos, provocando assim mudanças significativas no homem em todos os sentidos.

        Assim como a vida é dividida por fases e estas produzem aprendizado para o homem, a vida cristã também pode ser dividida por fases que cooperam para o crescimento e amadurecimento daqueles que escolheram viver com Cristo. No entanto, é importante destacar que essas fases devem ser divididas de forma que não haja má interpretação, por isso vejamos duas divisões dessas fases:

        O primeiro aspecto importante da fase de uma vida cristã é aquela que podemos chamá-la de experiência salvífica, ou seja, é a divisão da fase gerada por Deus em Cristo na salvação do homem (II Coríntios 5.17). O poder de Cristo proporciona ao homem a possibilidade de uma nova visão em três tempos, conforme apontado no texto base de leitura dessa reflexão.

        Dentro deste primeiro aspecto pode-se destacar que o primeiro tempo apresentado é em relação ao passado daquele que está em Cristo, que agora tem o seu passado apagado e também as práticas antigas deixam de fazer parte de sua vida. Além de experimentar a certeza de que o acusador não pode mais acusá-lo, conforme Paulo afirma: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito”. (Romanos 8.1)

        No tempo presente Cristo garante qualidade de vida, pois o pecado compromete a conduta do homem, levando-o por caminhos que não foram determinados originalmente por Deus, ou seja, o homem não foi formado para trilhar esses caminhos, e quando o mesmo opta por experimentá-los ocorrem as grandes e terríveis conseqüências e tragédias.

        Diante disso deve-se ressaltar que, o fato de estar vivo não significa viver, pois que viver é muito mais do que simplesmente estar vivo. Adiantando processo, destaco que o propósito de Deus para o homem não apenas que o mesmo esteja vivo (respire), mas que o mesmo viva intensamente a qualidade de vida que Ele tem para cada ser humano.

        A Bíblia nos informa que o ladrão veio para matar, roubar e destruir, mas Cristo veio dar vida em abundância, que encerra exatamente a idéia da qualidade da vida de Deus, o que também é promessa para os que crêem em Jesus, pois herdarão a vida eterna, que não significa apenas viver eternamente, mas principalmente desfrutar da qualidade da vida de Deus por toda a eternidade.

        Essa última abordagem aponta inicialmente para o tempo futuro dos salvos, pois que os mesmo possuem a esperança de que muito em breve poderão desfrutar da presença permanente e gloriosa de Jesus Cristo por todo o sempre, além de vê-lo face a face.

        O segundo aspecto da fase da vida cristã, é a prática desta vida em si, ou seja, o dia a dia de um cristão, frente ás adversidades, dificuldades, oposições e tentações, o que contribui de forma direta para a forma de reagir diante das adversidades que eventualmente surgem na caminhada cristã.

        Quanto ao passado, a pessoa salva em Cristo possui a experiência de que Deus pode livrá-lo, pois que o passado o faz pensar e meditar em tudo o que Deus já realizou em seu favor. A lembrança do passado neste aspecto é importante e indispensável, pois que fortalece o crente frente as dificuldades, temos vários exemplos disso, no entanto destaco aqui apenas o de Jeremias clamando a Deus em favor do presente do Seu povo, pois que o quadro presente era de desolação, então o profeta faz menção de um passado glorioso e pede que Deus fizesse como antigamente (Lm 5.21).

        No que diz respeito ao presente o cristão deve se atentar à forma que reage diante da situação vivenciada, tanto em situações positivas quanto negativas, pois que em situações positivas ele deve permanecer fiel a Deus e Seus princípios, e em situações negativas ele deve se comportar de forma confiante, baseado no que a Bíblia diz e também suas experiências passadas com Deus. Isso significa que o cristão deve procurar reagir da forma correta diante das adversidades que surgem durante a trajetória cristã nesta terra.

       Finalmente o cristão deve estar atento ao que a Palavra de Deus afirma, as experiências vividas devem estar vivas dentro dele, para que desta forma possa enfrentar a realidade do presente de tal forma a agradar a Deus e também para permanecer aceso dentro do coração a convicção que o Deus que operou e cuidou no passado é o mesmo que permanece no presente e que garante um futuro melhor, de grandes conquistas.

        Que Deus nos ajude a manter viva em nossa mente tudo aquilo que já vivemos com Deus, para enfrentarmos a realidade do presente e nunca perdermos a certeza de um futuro melhor, que o Senhor Deus tem para cada um de nós.

Com Amor aos Perdidos
Pr. Elias Torralbo
Ministério Incendiando Vidas

0 comentários:

Postar um comentário