Deus é Fiel

"Façamos da oração ensinada por Jesus,
não somente a do Pai nosso,
mas também a do Pão nosso,
a fim de que todos nossos
semelhantes possam ser
saciados".

A Relação entre Missões e Teologia

Achei por bem abordar sobre dois assuntos vitais para a igreja, principalmente em um tempo como o que estamos vivendo. Além disso, sou levado a escrever sobre o assunto pelo fato de que ao longo da história se criou a idéia de que Missões e Teologia não combinam, sendo assim é relevante analisarmos se há alguma relação entre ambos, caso haja, qual seria essa relação e o que a mesma pode favorecer à igreja no cumprimento de sua Missão?
Para alcançarmos nosso objetivo, é necessário em primeiro lugar dar a definição dos temas (Teologia e Missões), e assim com humildade tratarmos de um assunto tão importante para a vida da igreja.
De uma forma bem prática a palavra Teologia significa “estudo sobre Deus”, o que não significa estudar Deus, pois isso é impossível, mas a Teologia se encarrega de favorecer o estudo a partir do que a Bíblia nos informa sobre Deus. Sendo assim, a Teologia favorece em muitos aspectos aos que buscam estudá-la, principalmente no conhecimento do plano de Deus, sua execução, seus métodos, cooperando com o homem em seu propósito de agradá-Lo.
A Teologia proporciona ao homem também uma cosmovisão (visão do universo) aproximada daquilo que Deus espera da humanidade, além do que Deus está fazendo para restaurar o que o pecado corrompeu, e com isso se pode analisar Deus em cada aspecto da vida a partir de Sua Palavra. Portanto o alvo principal da Teologia é Deus a partir das Escrituras.
Após definirmos Teologia, é importante darmos uma definição de Missões, para que então haja uma compreensão dos temas que estamos estudando.
Segundo W. O. Carver, “missões é a extensa realização do propósito redentor de Deus em Cristo Jesus através de mensageiros humanos”.
Podemos ainda destacar que missões é a objetivação progressiva do propósito eterno e benevolente de Deus que se origina em Seu próprio Ser e caráter e envolve todas as eras, raças e gerações. Além disso, Missões é a efetivação histórica da salvação de Deus obtida em nome de toda a humanidade através de Cristo Jesus devido à sua encarnação, morte e ressurreição, oferecendo perdão de pecados e uma nova dinâmica de vida àqueles que acreditam nEle como Filho de Deus.
Ainda sobre Missões, podemos afirmar ser ela a realização da obra do Espírito Santo neste mundo em nome do eterno propósito de Deus e da aplicação efetiva da salvação, obtida através de Cristo Jesus nas vidas de inúmeras famílias, e isso por meio da igreja.
Com as definições acima citadas, podemos definir a Teologia da Missão da seguinte forma: “é um estudo disciplinado que lida com questões que surgem quando a igreja procura entender e cumprir os propósitos de Deus no mundo, assim como no ministério terreno de Jesus. É a maneira de se analisar e refletir sobre as maneiras e formas que os cristãos utilizam para o cumprimento da ordem imposta por Jesus (Mc 16.15). A tarefa dessa Teologia é de validar, corrigir e estabelecer as melhores formas da igreja cumprir sua missão”.
Ao longo da história se desenvolveu a idéia por alguns de que Teologia nada tem a ver com Missões, mas quando analisamos o que acima foi citado, entendemos que a seguinte frase é uma grande verdade: “Não existe Teologia sem Missão, pois não há Teologia que não seja Missionária”.
Que Deus em Cristo nos ajude a entendermos que a Teologia deve auxiliar a igreja na execução e cumprimento de sua missão na terra.

Com Amor aos Perdidos
Pr. Elias Torralbo

1 comentários:

Unknown disse...

Eu sou genildo,aprendiz que teologia de missões,precisa estar juntos assim,como devemos pedir a Deus com muita humildade sabedoria,para podermos entender o proposto de Deus em
nossas vidas.Façamos como o mestre nos ensino:Ide e pregai o evangelho a toda criatura ensinai e fazei discípulo.Isto e teologia de missões. .

Postar um comentário