Deus é Fiel

"Façamos da oração ensinada por Jesus,
não somente a do Pai nosso,
mas também a do Pão nosso,
a fim de que todos nossos
semelhantes possam ser
saciados".

Chamda e Vocação! Existe Diferença?

No cumprimento de Seu propósito, Deus sempre contou com homens e mulheres que se dispuseram a serem usados por Ele, no entanto, para isso, sempre foi necessário o critério da escolha e do chamado de Deus.
Um dos grandes privilégios do relacionamento entre Deus e o homem é sem dúvida o fato de ser chamado por Deus para a execução de um trabalho em prol do Seu Reino. Porém, existem condições para que esse ofício seja realizado de forma plena e perfeita, e além de ter a convicção da chamada, o que a recebe de Deus deve saber de fato que significa ser chamado por Deus.
Quando se fala em chamada, também se pensa em vocação, devido o fato de ambos se parecerem ao ponto até mesmo de se confundirem em seus significados, mas afinal, Chamada e Vocação, existe diferença ou não, se existe quais seriam?
Para responder essa questão passemos a analisar o significado dessas palavras, e assim poderemos iniciar uma explicação à luz da Palavra de Deus.
Vocação – Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Português, Vocação é o ato de chamar...; Tendência ou inclinação para um estado, uma profissão etc...; Apelo ao sacerdócio ou à vida religiosa...; aptidão natural; talento; um médico de vocação.
Chamada – Segundo o Dicionário bíblico Vine (CPAD, 2002), o verbo chamar pode ter várias conotações, tais como: Kaleõ – chamar alguém, convidar, convocar; fazendo referência ao convite às pessoas a participarem das bênçãos da redenção (Rm 8.30; eiskaleõ – literalmente chamar para dentro...; metakaleõ – formando meta, implicando mudança..., chamar de um lugar para outro, convocar...; proskaleõ – formado de pros, “para”,... chamada divina em confiar aos homens a pregação do Evangelho ((At 13.2; 16.10).
Com essas definições resumidas já é possível ter uma idéia acerca do assunto, podendo notar que realmente há muitas semelhanças entre os significados da palavra, e que, deixando-as assim a compreensão do tema fica limitado, ou seja, quando alguém falar de vocação dentro desta perspectiva atribuirá à chamada, bem como quando falar de chamada atribuirá à vocação.
Após analisarmos o significado das palavras é indispensável que se analise à luz da Palavra de Deus, pois é dentro dessa realidade (chamada divina) que estamos abordando o assunto.
Observe que Vocação, além de significar em parte o ato de chamar, aponta também para a realidade de tendência, inclinação e talento, sendo assim, analisando dentro da realidade de vida é possível dizer que esta palavra aponta mais para este último significado, dentro do que estamos estudando. Por exemplo, há pessoas que têm vocação para advogados, médicos, e até mesmo no campo da oratória, mas isso não significa que são chamadas por Deus.
Deve-se observar que é verdade o fato de Deus chamar pessoas vocacionadas, e que partindo da vocação serão usadas pelo Espírito de Deus para resultar em benefício para o Reino e a glória de Deus.
A Vocação é um bem que Deus concede à pessoa e que a mesma possui a inclinação para tal, podendo escolher usá-la para o fim que desejar, sendo que Deus em um tempo cobrará essa dádiva.
Ainda sobre a Vocação, a pessoa pode dar indícios já na infância, por exemplo, uma criança pode dizer que deseja ser usada por Deus na Palavra, isso é fruto, provavelmente de uma vocação, aí vai depender dos pais e de quem as cerca para trabalhar nesse sentido, para que então isso possa se tronar uma realidade.
Tendo visto que Vocação é mais uma questão de tendência, talento e inclinação, passemos a analisar à luz da Bíblia o Chamado de alguém.
Se Vocação é pender para um lado, conforme visto acima, Chamado à luz do que expomos no início desse texto é o momento em que Deus chama a pessoa para se desprender a fim de que possa cumprir aquilo que o Senhor deseja.
Explicando de forma mais detalhada, quando analisamos cada explicação que está exposta acima sobre o significado da palavra Chamar, encontramos então o fato de Deus chamar pessoas de um estado atual para um novo estado, e que isso requer da pessoa algumas atitudes, tais como: disposição, desprendimento, coragem, decisão, etc.
Podemos citar um exemplo bíblico dessa realidade, o profeta Isaías, que até o capítulo 6 de seu livro está registrado um tempo em que ele cumpria seu ofício profético, mas que precisou receber de Deus uma chamada específica. Alguns detalhes são necessários serem abordados aqui, vejamos:
- Se Isaías era chamado e vocacionado, por que precisou receber uma nova chamada?
- Por que sabendo que Isaías já profetizava, Deus ainda precisava de alguém para enviar?
- Se Deus precisava de mais profetas chamados, além de Isaías, seria desnecessário chamá-lo, se ele já estava dentro do que Deus desejava!
Além dessas, outras perguntas poderiam ser elaboradas na intenção de entendermos que, o chamado de Deus a Isaías deixa claro que até aquele momento, o profeta, embora usado por Deus, era apenas vocacionado, mas ainda não chamado, pois para que isso ocorresse, ele precisou se desprender de algumas coisas que o impediam de cumprir integralmente o propósito de Deus.
Com isso encerro esse texto dizendo que é possível, a meu ver alguém cumprir um propósito de Deus apenas como vocacionado e não chamado, pois quando Deus chama alguém é para se desprender de tudo e assim usar sua Vocação de forma plena para o Reino de Deus.
Pense comigo e poste sua opinião na opção comentários.

19 comentários:

Alves disse...

Paz do Senhor! Sim, Existe! Chamada é o propósito de Deus para uma pessoa, a palavra chamada deriva-se do verbo "Chamar", fazendo a exegese da palavra entendemos que é nada menos que Deus trazer alguém a vida com um propósito a cumprir. foi o que aconteceu com Jeremias (Jr 1.5). A vocação, é o processo do descobrimento da chamada. deixe-me aplicar: Moisés nasceu com uma chamada (propósito de vida estabelecido por Deus) que era liberta os hebreus da escravidão. Só que ele passou a descobrir isso já com 40 anos de idade, quando ele matou o egipcio, era um sinal da sua chamada, pois sendo chamado para libertar os hebreus dos egipcios, ele estava começando a libertar um hebreu da mão de um egipcio. Exatamente ali, ele começou a viver a vocação, que é o processo em que o indiduo se indentifica com a chamada. durante 40 anos ele foi vocacionado, em um período que Deus lhe preparou no deserto do sinai, para então após a vocação ele viver a chamada apartir dos seus 80 anos que foi quando Deus falou com ele pela sarça. reparem a expressão: "durante 40 anos ele foi vocacionado, para então após a vocação ele viver a chamada"´Oh Glórias, a bíblia é linda, aleluias! Vocação e Chamada. Chamada, propósito de existência estabelecido por Deus; Vocação, processo em que o individuo se identifica om a Chamada!

Anônimo disse...

Querido irmão Alves...
Em primeiro lugar quer agradecê-lo pela participação, pois meu propósito ´de nos edificarmos uns aos outros.
Em segundo lugar, dizer que estou de pleno acordo com sua colocação, que por sinal está de forma muito clara e esclarecedora.
Que Deus em Cristo lhe abençoe, juntamente com sua família e que cumpra em voce todos Seus planos.
Com Amor aos perdidos.
Pr. Elias Torralbo

Alves disse...

Querido Pr.Elias!
Fico muito feliz em constatar a compatibilidade de visão Teológica entre nós!
Aguardo Novidades acerca do ser blog... é um prazer para mim cooperar com este projeto.
Com gratidão

Alves

Geraldo Firme e Familia disse...

O QUE É CHAMADA? O QUE É VOCACÃO? O QUE É PROFISSÃO?


Chamada – do latim, “clamare”, gritar; conclamação feita por Deus aos homens; Todo ser humano, é chamado(a) a viver, a conviver, a servir, a crescer espiritualmente também, a atingir sua perfeição de criatura humana (que a Igreja define como santidade).
Vocação - do latim, vocactione, chamamento; é a irmã gêmea da chamada, pois junto com a chamada vem a vocação; Vocação é o papel que o chamado deve desempenhar dentro do corpo de Cristo; Por exemplo – Pastor, Evangelista, Profeta, Apostolo, Mestre e outros mais...
Em sentido geral, é a aptidão ou inclinação da pessoa para determinado ofício ou profissão.

Ao teor do acima aventado verifica-se a inclusão de uma terceira palavra “profissão” sabemos que : profissão, chamada e vocação são palavras distintas uma da outra; Alguém pode estar no ministério sendo um excelente profissional, sendo chamado por Deus para o ministério e ter uma vocação para pastor; Ou alguém pode ser um excelente profissional, e não ter chamada para o ministério e muito menos vocação.

Um exemplo clássico seria Paulo percebemos em suas cartas que ele possuía uma profissão – “fazedor de tendas”; Tinha uma chamada dada por Deus para servir o Reino, e sua vocação – "apostolo e mestre”.

Anônimo disse...

Prezado irmão Elias.
Parabéns pelas suas definições.
Descrever de forma simples o tema em questão e que todos possam entender é vocação e chamado.
Deus lhe abençõe.
José Reis
Ipatinga-MG

Anônimo disse...

isso é muito bom o caminhar dos dois ao mesmo denominador comum, ( querer de Deus )

Anônimo disse...

Moisés foi escolhido (vocacionado, "agraciado") por Deus desde o ventre de su madre; como menciou o pr. Elias Ranchel "Ainda sobre a Vocação, a pessoa pode dar indícios já na infância, por exemplo, uma criança pode dizer que deseja ser usada por Deus na Palavra, isso é fruto, provavelmente de uma vocação, aí vai depender dos pais e de quem as cerca para trabalhar nesse sentido, para que então isso possa se tronar uma realidade.", ....., e chamado por Deus no monte Horebe, quando Deus fala com ele do meio da sarça ardente;

Anônimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento teológico pr. Elias Ranchel, que Deus continue te abençoado em nome do Senhor Jesus.

Ruth araujo disse...

Pastor Elias, graça e paz! Obrigada por conformar em meu coração essa diferença tão crucial para uma igreja vitoriosa! Estava escrevendo uma mensagem dando a minha opinião sobre o tema, mas antes quis saber uma opinião que me desse entendimento e paz, e aqui achei. Deus continue a abençoa-lo profundamente, para que continue a ser benção para um povo que carece de direção em direção ao céu. Obrigada. Ruth Araujo.

Anônimo disse...

MUITO BOA,GOSTEI MUITO,FOI EDIFICANTE E ME AJUDOU NO QUÊ EU PRECISAVA,QUÊ DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO PASTOR ELIAS A SUA FAMILIA E AO TEU MINISTÉRIO,CONTINUE DEIXANDO DEUS TE USAR E
SER DIRECIONADO PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS.OBRIGADA.
IVANETE MOREIRA. 05/01/2016.

Anônimo disse...

Ótima reflexão. Geralmente se faz confusão pensando ser tratar do mesmo assunto. De fato alguém poderá possuir várias habilidades que o levariam para o exercício de uma profissão, ou neste caso, do ministério pastoral, sem que necessariamente seja chamado por por Deus. Então, os que dizem ser ser vocacionados, devem esperar receber o chamado específico de Deus para o ministério.
Deus continue te abençoando, Pr Elias Torralbo.

Pr Alessandro Garcia (AD Teresópolis)

Unknown disse...

Que Deus em Cristo continue te dando Sabedoria! Gostei muito e me esclareceu sobre o tema!

willianatos disse...

parabens,que Deus te abençoe sempre.

Unknown disse...

Muito bom mesmo aprendi muito continue nessa força pastor Elias homem de Deus.

Anônimo disse...

Eu não sei se tenho ou não vocação... Desde criança que senti uma chamada a fazer o bem, a rezar muito, a ir à missa e à catequese, mas na adolescência reparei ke o apelo era ainda mais forte... ate ao dia em ke cai gravemente doente... ai aproximei-me de uma forma brutal de Deus, senti a vocação para religiosa.. ainda hoje com 43 anos a sinto e so me sinto preenchida kando ouço esta voz interior. Já procurei fora de deus, nos prazeres do mundo sem me afastar de Deus sentido para vida exemplos ( emprego, cursos, hobbys, amigos, namorado), mas nada me preenche a 100 por cento. Gostava muito de estudar teologia, línguas e literaturas, ou conservação e restauro porke amo aprender.. já fiz experiencia vocacional no convento e parecia ke Deus me chamava, com medo desisti... mas ainda me lembro daquela semana fantástica passada no convento aki perto da minha casa, foi divina. Gostava de a repetir...amo ler livros religiosos, historias de santos, mas também de estar com a família e com os amigos, sair,sei ke se escolho Deus, terei de abdicar de tudo o resto e não me vejo ainda preparada para isso... O meu nasciemnto foi quase idêntico ao de Jesus Cristo, desamparada quando nasci porke a minha mae estva sozinha em casa, quando eu decidi vir. Como agora passei pela pior experiencia da minha vida a todos os níveis, aproximei-me ainda mais de Deus, e ate parece que me apaixonei por Ele como por um rapaz, sinto que é um amor correspondido e desejo dar a conhecer Deus as outras pessoas... Não sei, mas faze-me pensar. Maria.

Unknown disse...

Glórias a Deus meu caro pastor,muito esclarecedor..sempre caminhei no caminho dolorido da duvida....sempre tive coragem de falar em publico desde o tempo de escola,quando vim pra Cristo senti me atraído pelo estudo e exposição das sagradas letras,hoje não sei se me dedico mais a pregar ou ensinar...gosto de ambos,mas ensinar me atrae mais pelo fato de ter tempo para expor conteúdo,há na pregação o tempo é curto e temos que aplicar mais do que expor os ricos detalhes.. tenho orado a Deus para que Ele me direcione

Unknown disse...

Não Depemde dos pais depemde da vantade de deus porque é ele que da avocação

Willian Souto disse...

Parabéns, quanta lucidez no texto! Deus vos abençoe

Unknown disse...

O CONCEITO DE VOCAÇAO FOI TIRADO DICIONARIO AURELIO E O CONCEITO DE CHAMADA OU CHAMADO FOI TIRADO DO DICIONARIO BIBLICO. PRESTEMOS ATENÇAO NISSO. OS CONCEITOS HUMANOS COMO DI DICIONARIO AURELIO NAO PODEM DEFINIR O CONCEITO ESPIRITUAL DE VOCAÇAO. POR QUE NAO CONCEITUARAM A CHAMADA DENTEO DO CONCEITO DO DICIONARIO AURELIO? VAMOS FER MUITO CUIDADO DE AONDE ESTAMOS NOS CONCEITUANDO EN CERTAS PALAVRAS. O DICIONARIO AURELIO Ė O CONCEITO HUMANO, PRECISAMOS NOS CONCEITUAR SEMPRE POR AQUILO QUE Ė BIBLICO! COMO ENCICLOOEDIAS OU DICIONARIOS BIVLICOS DE VERACIDADE, A PAZ DO SENHOR PARA TODOS VOCES MEU AMADOS E AMADAS DO SENHOR JESUS!

Postar um comentário