Deus é Fiel

"Façamos da oração ensinada por Jesus,
não somente a do Pai nosso,
mas também a do Pão nosso,
a fim de que todos nossos
semelhantes possam ser
saciados".

Chamda e Vocação! Existe Diferença?

No cumprimento de Seu propósito, Deus sempre contou com homens e mulheres que se dispuseram a serem usados por Ele, no entanto, para isso, sempre foi necessário o critério da escolha e do chamado de Deus.
Um dos grandes privilégios do relacionamento entre Deus e o homem é sem dúvida o fato de ser chamado por Deus para a execução de um trabalho em prol do Seu Reino. Porém, existem condições para que esse ofício seja realizado de forma plena e perfeita, e além de ter a convicção da chamada, o que a recebe de Deus deve saber de fato que significa ser chamado por Deus.
Quando se fala em chamada, também se pensa em vocação, devido o fato de ambos se parecerem ao ponto até mesmo de se confundirem em seus significados, mas afinal, Chamada e Vocação, existe diferença ou não, se existe quais seriam?
Para responder essa questão passemos a analisar o significado dessas palavras, e assim poderemos iniciar uma explicação à luz da Palavra de Deus.
Vocação – Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Português, Vocação é o ato de chamar...; Tendência ou inclinação para um estado, uma profissão etc...; Apelo ao sacerdócio ou à vida religiosa...; aptidão natural; talento; um médico de vocação.
Chamada – Segundo o Dicionário bíblico Vine (CPAD, 2002), o verbo chamar pode ter várias conotações, tais como: Kaleõ – chamar alguém, convidar, convocar; fazendo referência ao convite às pessoas a participarem das bênçãos da redenção (Rm 8.30; eiskaleõ – literalmente chamar para dentro...; metakaleõ – formando meta, implicando mudança..., chamar de um lugar para outro, convocar...; proskaleõ – formado de pros, “para”,... chamada divina em confiar aos homens a pregação do Evangelho ((At 13.2; 16.10).
Com essas definições resumidas já é possível ter uma idéia acerca do assunto, podendo notar que realmente há muitas semelhanças entre os significados da palavra, e que, deixando-as assim a compreensão do tema fica limitado, ou seja, quando alguém falar de vocação dentro desta perspectiva atribuirá à chamada, bem como quando falar de chamada atribuirá à vocação.
Após analisarmos o significado das palavras é indispensável que se analise à luz da Palavra de Deus, pois é dentro dessa realidade (chamada divina) que estamos abordando o assunto.
Observe que Vocação, além de significar em parte o ato de chamar, aponta também para a realidade de tendência, inclinação e talento, sendo assim, analisando dentro da realidade de vida é possível dizer que esta palavra aponta mais para este último significado, dentro do que estamos estudando. Por exemplo, há pessoas que têm vocação para advogados, médicos, e até mesmo no campo da oratória, mas isso não significa que são chamadas por Deus.
Deve-se observar que é verdade o fato de Deus chamar pessoas vocacionadas, e que partindo da vocação serão usadas pelo Espírito de Deus para resultar em benefício para o Reino e a glória de Deus.
A Vocação é um bem que Deus concede à pessoa e que a mesma possui a inclinação para tal, podendo escolher usá-la para o fim que desejar, sendo que Deus em um tempo cobrará essa dádiva.
Ainda sobre a Vocação, a pessoa pode dar indícios já na infância, por exemplo, uma criança pode dizer que deseja ser usada por Deus na Palavra, isso é fruto, provavelmente de uma vocação, aí vai depender dos pais e de quem as cerca para trabalhar nesse sentido, para que então isso possa se tronar uma realidade.
Tendo visto que Vocação é mais uma questão de tendência, talento e inclinação, passemos a analisar à luz da Bíblia o Chamado de alguém.
Se Vocação é pender para um lado, conforme visto acima, Chamado à luz do que expomos no início desse texto é o momento em que Deus chama a pessoa para se desprender a fim de que possa cumprir aquilo que o Senhor deseja.
Explicando de forma mais detalhada, quando analisamos cada explicação que está exposta acima sobre o significado da palavra Chamar, encontramos então o fato de Deus chamar pessoas de um estado atual para um novo estado, e que isso requer da pessoa algumas atitudes, tais como: disposição, desprendimento, coragem, decisão, etc.
Podemos citar um exemplo bíblico dessa realidade, o profeta Isaías, que até o capítulo 6 de seu livro está registrado um tempo em que ele cumpria seu ofício profético, mas que precisou receber de Deus uma chamada específica. Alguns detalhes são necessários serem abordados aqui, vejamos:
- Se Isaías era chamado e vocacionado, por que precisou receber uma nova chamada?
- Por que sabendo que Isaías já profetizava, Deus ainda precisava de alguém para enviar?
- Se Deus precisava de mais profetas chamados, além de Isaías, seria desnecessário chamá-lo, se ele já estava dentro do que Deus desejava!
Além dessas, outras perguntas poderiam ser elaboradas na intenção de entendermos que, o chamado de Deus a Isaías deixa claro que até aquele momento, o profeta, embora usado por Deus, era apenas vocacionado, mas ainda não chamado, pois para que isso ocorresse, ele precisou se desprender de algumas coisas que o impediam de cumprir integralmente o propósito de Deus.
Com isso encerro esse texto dizendo que é possível, a meu ver alguém cumprir um propósito de Deus apenas como vocacionado e não chamado, pois quando Deus chama alguém é para se desprender de tudo e assim usar sua Vocação de forma plena para o Reino de Deus.
Pense comigo e poste sua opinião na opção comentários.

14 comentários:

Alves disse...

Paz do Senhor! Sim, Existe! Chamada é o propósito de Deus para uma pessoa, a palavra chamada deriva-se do verbo "Chamar", fazendo a exegese da palavra entendemos que é nada menos que Deus trazer alguém a vida com um propósito a cumprir. foi o que aconteceu com Jeremias (Jr 1.5). A vocação, é o processo do descobrimento da chamada. deixe-me aplicar: Moisés nasceu com uma chamada (propósito de vida estabelecido por Deus) que era liberta os hebreus da escravidão. Só que ele passou a descobrir isso já com 40 anos de idade, quando ele matou o egipcio, era um sinal da sua chamada, pois sendo chamado para libertar os hebreus dos egipcios, ele estava começando a libertar um hebreu da mão de um egipcio. Exatamente ali, ele começou a viver a vocação, que é o processo em que o indiduo se indentifica com a chamada. durante 40 anos ele foi vocacionado, em um período que Deus lhe preparou no deserto do sinai, para então após a vocação ele viver a chamada apartir dos seus 80 anos que foi quando Deus falou com ele pela sarça. reparem a expressão: "durante 40 anos ele foi vocacionado, para então após a vocação ele viver a chamada"´Oh Glórias, a bíblia é linda, aleluias! Vocação e Chamada. Chamada, propósito de existência estabelecido por Deus; Vocação, processo em que o individuo se identifica om a Chamada!

Anônimo disse...

Querido irmão Alves...
Em primeiro lugar quer agradecê-lo pela participação, pois meu propósito ´de nos edificarmos uns aos outros.
Em segundo lugar, dizer que estou de pleno acordo com sua colocação, que por sinal está de forma muito clara e esclarecedora.
Que Deus em Cristo lhe abençoe, juntamente com sua família e que cumpra em voce todos Seus planos.
Com Amor aos perdidos.
Pr. Elias Torralbo

Alves disse...

Querido Pr.Elias!
Fico muito feliz em constatar a compatibilidade de visão Teológica entre nós!
Aguardo Novidades acerca do ser blog... é um prazer para mim cooperar com este projeto.
Com gratidão

Alves

Geraldo Firme e Familia disse...

O QUE É CHAMADA? O QUE É VOCACÃO? O QUE É PROFISSÃO?


Chamada – do latim, “clamare”, gritar; conclamação feita por Deus aos homens; Todo ser humano, é chamado(a) a viver, a conviver, a servir, a crescer espiritualmente também, a atingir sua perfeição de criatura humana (que a Igreja define como santidade).
Vocação - do latim, vocactione, chamamento; é a irmã gêmea da chamada, pois junto com a chamada vem a vocação; Vocação é o papel que o chamado deve desempenhar dentro do corpo de Cristo; Por exemplo – Pastor, Evangelista, Profeta, Apostolo, Mestre e outros mais...
Em sentido geral, é a aptidão ou inclinação da pessoa para determinado ofício ou profissão.

Ao teor do acima aventado verifica-se a inclusão de uma terceira palavra “profissão” sabemos que : profissão, chamada e vocação são palavras distintas uma da outra; Alguém pode estar no ministério sendo um excelente profissional, sendo chamado por Deus para o ministério e ter uma vocação para pastor; Ou alguém pode ser um excelente profissional, e não ter chamada para o ministério e muito menos vocação.

Um exemplo clássico seria Paulo percebemos em suas cartas que ele possuía uma profissão – “fazedor de tendas”; Tinha uma chamada dada por Deus para servir o Reino, e sua vocação – "apostolo e mestre”.

Anônimo disse...

Prezado irmão Elias.
Parabéns pelas suas definições.
Descrever de forma simples o tema em questão e que todos possam entender é vocação e chamado.
Deus lhe abençõe.
José Reis
Ipatinga-MG

Anônimo disse...

isso é muito bom o caminhar dos dois ao mesmo denominador comum, ( querer de Deus )

Kaique Herique Xavier da Silva disse...

Moisés foi escolhido (vocacionado, "agraciado") por Deus desde o ventre de su madre; como menciou o pr. Elias Ranchel "Ainda sobre a Vocação, a pessoa pode dar indícios já na infância, por exemplo, uma criança pode dizer que deseja ser usada por Deus na Palavra, isso é fruto, provavelmente de uma vocação, aí vai depender dos pais e de quem as cerca para trabalhar nesse sentido, para que então isso possa se tronar uma realidade.", ....., e chamado por Deus no monte Horebe, quando Deus fala com ele do meio da sarça ardente;

Kaique Herique Xavier da Silva disse...

Obrigado pelo esclarecimento teológico pr. Elias Ranchel, que Deus continue te abençoado em nome do Senhor Jesus.

Ruth Araujo disse...

Pastor Elias, graça e paz! Obrigada por conformar em meu coração essa diferença tão crucial para uma igreja vitoriosa! Estava escrevendo uma mensagem dando a minha opinião sobre o tema, mas antes quis saber uma opinião que me desse entendimento e paz, e aqui achei. Deus continue a abençoa-lo profundamente, para que continue a ser benção para um povo que carece de direção em direção ao céu. Obrigada. Ruth Araujo.

Anônimo disse...

MUITO BOA,GOSTEI MUITO,FOI EDIFICANTE E ME AJUDOU NO QUÊ EU PRECISAVA,QUÊ DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO PASTOR ELIAS A SUA FAMILIA E AO TEU MINISTÉRIO,CONTINUE DEIXANDO DEUS TE USAR E
SER DIRECIONADO PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS.OBRIGADA.
IVANETE MOREIRA. 05/01/2016.

Anônimo disse...

Ótima reflexão. Geralmente se faz confusão pensando ser tratar do mesmo assunto. De fato alguém poderá possuir várias habilidades que o levariam para o exercício de uma profissão, ou neste caso, do ministério pastoral, sem que necessariamente seja chamado por por Deus. Então, os que dizem ser ser vocacionados, devem esperar receber o chamado específico de Deus para o ministério.
Deus continue te abençoando, Pr Elias Torralbo.

Pr Alessandro Garcia (AD Teresópolis)

Rogerio Silva Portugal disse...

Que Deus em Cristo continue te dando Sabedoria! Gostei muito e me esclareceu sobre o tema!

willianatos disse...

parabens,que Deus te abençoe sempre.

luiz antonio Nascimento disse...

Muito bom mesmo aprendi muito continue nessa força pastor Elias homem de Deus.

Postar um comentário